Celebrando O Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Já relatei aqui que fui internado em um hospital psiquiátrico para reabilitação por causa de atos que comprometiam a minha vida. Nessa ocasião, fui golpeado com uma gravata, levado à força para um leito. Tive minhas roupas e pertences retirados e retidos. Tive mãos e pés amarrados. Fui dopado. Tive minha liberdade retirada, minha cidadania como ser humano racional e por tanto pensante e com capacidade de diálogo retirada, meu direito de escolha retirado. Fui enfim, aprisionado, e fiquei numa ala cercada por grades, muros altos e vigias. HOJE, DIA 18, É DIA DO MOVIMENTO DA LUTA ANTIMANICOMIAL, para que você não passe pelo que eu e outros milhares ainda passam. Todos podem em algum momento entrar em uma crise (de stress combinados com fúria) ou se viciar em algo, ou ainda viver alguma doença mental (já existe estatísticas estarrecedores que mostram que doenças como a depressão vai atingir 80% da população em alguns anos e vai durar décadas, vidas inteiras, gerações). Faça algo hoje para mudar, para garantir o direto de receber cuidados e tratamentos sem que para isto tenham também que abrir mão de seu lugar de cidadãos.Por esta razão o Movimento tem como meta a substituição progressiva dos hospitais psiquiátricos tradicionais por serviços abertos de tratamento e formas de atenção dignas e diversificadas de modo a atender às diferentes formas e momentos em que o sofrimento mental surge e se manifesta. Esta substituição implica na implantação de uma ampla rede de atenção em saúde mental que deve ser aberta e competente para oferecer atendimento aos problemas de saúde mental da população de todas as faixas etárias e apoio às famílias, promovendo autonomia, descronificação e desinstitucionalização. Além dos serviços de saúde, esta rede de atenção deve se articular a serviços das áreas de ação social, cidadania, cultura, educação, trabalho e renda, etc., além de incluir as ações e recursos diversos da sociedade.

COMEÇAMOS DIZENDO NÃO A INTERNAÇÃO COMPULSÓRIA!

Por Roosevelt Soares

Deixe um comentário

